ÁGUA,
POR QUANTO TEMPO?
O DRAMA PELA VIDA

Você pode abrir mão de milhares de coisas para viver. Com água, porém, não há essa escolha. Por isso o drama da seca dos rios, da escassez de água nas casas e lavouras do Espírito Santo é tão preocupante. É o drama pela vida. Nossa missão na primeira edição do projeto Gazeta Lab foi investigar as origens e motivos desses problema. E acredite: não é algo tão recente assim. Convidamos você a também pensar sobre isso, antes que seja tarde demais.

A culpa foi da falta de chuva?

Há quase três anos chove menos do que o esperado em quase todos os meses do ano, o que faz da falta de chuva um dos fatores-chave para a estiagem que atinge o estado. Mas será que ele está sozinho?

Faltou gestão?

“A maior estiagem dos últimos 80 anos”, segundo o Governo do Estado, pegou um monte de gente de surpresa. Inclusive o governo. Mas será que algo poderia ter sido feito para evitar os estragos? A gente poderia ter se preparado?

Choveu, resolveu?

É só cair um temporal lá fora que a preocupação com a falta de água vai pelo ralo. Mas será que basta chover para que os nossos problemas com a seca acabem? Já pode começar a escovar o dente de torneira aberta?

QUEM SOMOS

O objetivo deste projeto do Gazeta Lab é oferecer um conteúdo diferenciado sobre a seca no Espírito Santo em uma linguagem inovadora e educativa. Mais do que um conteúdo editorial, o trabalho do grupo pode ser utilizado como fonte de pesquisa e estudo por alunos, professores e interessados no tema.

O projeto multimídia "Água, por quanto tempo?" mostra porque o Espírito Santo chegou à maior estiagem da história. Um trabalho de pesquisa que pode ajudar a sociedade civil organizada a entender a seca e debater propostas para amenizar o problema.

Durante dois meses, nove estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade Vila Velha (UVV) mergulharam em um ambiente empresarial e jornalístico para pesquisar sobre o assunto da água e os longos períodos de estiagem enfrentados pelo Espírito Santo. Ao lado de profissionais da Rede Gazeta, os alunos foram desafiados a fazer um levantamento de dados e desenvolver esta plataforma digital para conscientizar a população sobre a importância deste recurso.

Este conteúdo especial é fruto da primeira experiência desenvolvida pelo Gazeta Lab, o laboratório multidisciplinar de cocriação e inovação da Rede Gazeta em parceria com instituições acadêmicas.

Equipe UVV
Diego Siqueira

Estudante de Design

Douglas Spanghero

Estudante de Marketing

Emanuelly Fiorio

Estudante de Ciências Biológicas

Emerson Romaneli

Estudante de Ciência da Computação

Gabriel Cézar

Estudante de Engenharia

Gabriel Rodrigues

Estudante de Engenharia

Jefferson Cabral

Presidente da UVV Business School

Joana Calazans

Estudante de Marketing

Lara Saar

Estudante de Geologia

Rodrigo Vieira

Estudante de Marketing

Equipe Rede Gazeta
Aglisson Lopes

Editor Executivo do Gazeta Online

Bruna Borjaille

Analista de Comunicação

Ismael Inoch

Analista de Comunicação

João Paulo Rocetti

Repórter do Gazeta Online

Luciane Ventura

Gerente de Relações Institucionais

Natalia Bourguignon

Repórter do Gazeta Online

Paula Rodrigues

Cedoc

Anelize Nunes

Cedoc

Sullivan Silva

Estagiário Gazeta Online

Arte de capa sobre vídeo de Ari Melo / TV Gazeta
Todas as fotos: Marcelo Prest / A Gazeta